sábado, 6 de outubro de 2007

"Singapore Sling" (1990)

Perturbador e brilhante, “Singapore Sling” é o filme que todos devem ver como forma de perceber os limites da perversão e esquizofrenia humanas, mas nunca depois de uma refeição, como eu fiz.
É uma experiência única para quem gosta de cinema, mas quer ver algo diferente, seja pelo bem ou pelo mal – e isso dependerá do julgamento de cada um.
Nikos Nikolaidis foi o cineasta grego que deu à luz a história de um homem sem nome (mais tarde apelidado de Singapore Sling) que procura Laura, a sua mulher misteriosamente desaparecida sem rasto... Na sua busca vai parar a uma casa onde uma mãe e filha habitam um ambiente de loucura, depravação e morte, mas o problema é que ele não sabia disto quando lhes caiu quase inanimado à porta e apenas quando se vê obrigado a entrar nos jogos de tortura sexual das duas mulheres completamente piradas é que compreende verdadeiramente onde se encontra…
Não adianto muito mais no enredo porque por muito que tente descrever e explicar, nunca conseguirei explicar melhor que isto, a categoria cinema “náusea” existe.
Por um lado, é um filme bonito, se olharmos o modo como foi filmado, por outro, é um filme que puxa o sentimento de “como é que aqueles actores conseguíram fazer aquilo?”. Parece que o realizador pensava estar a preparar uma película de comédia, mas na minha humilde opinião saiu um filme de referência. Inovador, absurdo, demente, violento, fetichista e inocente, este é um filme para quem quer experimentar ou pense que já viu tudo (e podem fazer-se muitas coisas com um kiwi, fiquei a saber...).

When I was shooting "Singapore Sling", I was under the impression that I was making a comedy with some elements of Ancient Greek Tragedy. Later on, when some European and American critics characterized it as "one of the most disturbing films of all times", I started to feel that something was wrong with me. Then, when British censors banned its showing in British movie theatres, I realized that, after all, something must be wrong with all of us.
– O Realizador/Argumentista,
Nikos Nikolaidis.

Fica o trailer:

http://www.imdb.com/title/tt0100623/
http://www.imdb.com/title/tt0100623/keywords

Vítor Hugo Silva

Coming soon:
“Sinful Dwarf” - http://www.imdb.com/title/tt0070696/

2 comentários:

Anônimo disse...

É com uma enorme emoção que escrevo este comentário de agradecimento ao jovem que viu o Singapore Sling e ainda teve coragem de redigir algumas palavras acerca de tão glorioso filme.

Fico à espera de novos posts desse profeta dos filmes obscuros.


PS: Qual o estatuto do nojo na arte?

Master Q disse...

"Comédia grega" Huahuahauhaua