quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

A visita do tio Óscar: Melhor filme


Os Globos de Ouro foram entregues neste domingo, e neste momento, todos os sindicatos profissionais ligados ao cinema anunciaram as suas nomeações de melhores do ano, por isso, neste momento, podemos fazer um retrato mais claro da corrida aos Óscares, numa perspectiva de possíveis nomeados, a uma semana de estes serem revelados pela Academia
Comecemos pela categoria principal, a de melhor filme. De momento, há um consenso generalizado em torno de cinco filmes: Slumdog Millionaire, The curious case of Benjamin Button, Milk, Frost/Nixon e The dark knight. Cada um detes filmes surgiu nomeado pelos Produtores, Realizadores e Argumentistas, e também, por um sindicato menor, mas que é normalmente um dos melhores indicadores para os Óscares, pelo de Responsáveis de Montagem. The dark knight e Milk não foram mencionados pelos Globos de Ouro, mas estes são apenas o reflectir do senitmento dos críticos, não dos membros da Academia. No últimos anos, os Globos de Ouro e os Óscares têm entrado em desacordo: no ano passado, por exemplo, os Globos premiaram "Atonement" e os Óscares "No country for old men; há dois anos, os Globos premiaram "Babel" e os Óscares "The departed".
Em parte, isto deve-se ao facto de a corrida oscarizante se dividir em duas fases: a fase de triagem crítica e o jogo mais a sério, quando os candidatos estão a postos, com trunfos na mão e começamos a assistir a votantes reais da Academia a mostrar as suas intenções de voto. Esta segunda fase é aquela em que vamos entrar já a partir desta semana.
É aqui que este consenso pode mudar. Até agora, os cinco filmes acima mencionados pareciam destinados à nomeação, mas Clint Eastwood vem baralhar as contas, como é costume. "Gran torino", o seu filme mais recente, foi um sucesso e está a faezr um pressing de última hora para destronar alguém. Neste caso, seria "The dark knight". No entanto, estatisticamente, dos dez filme smais rentáveis da história, apenas um ("Spider-man 2") não foi nomeado para melhor filme. Pode-se argumentar que tal como este, também The dark knight é um filme de super-heróis. Porém, Batman conta com três factores que lhe dão vantagem: o primeiro é sem dúvida Heath Ledger, cuja morte ainda ressoa em Hollywood, passado um ano, e cuja interpretaçõa é universalmemente louvada; o segundo é o impressionante box-office, que não se limita a ser grande: estamos a falar do segundo filmes mais visto de sempre; o terceiro é a aura de crítica séria e emabiente realista que não está presente noutras adaptações de BD. Clint Eastwood é sempre um factor de desequilíbrio, mas parece-me difícil que, num ano de crise, seja possível ignorar a façanha do filme de Christopher Nolan.
Quanto aos restantes, não me parece que haja grandes dúvidas. "Slumdog millionaire" tem coleccionado prémios e admiração, e no ano de eleição de Barack Obama, é um filme tão absurdamente positivo e cheio de esperança que parece encarnar o espírito dos tempos; "Bejamin button" é uma daquela sobras épicas ao gosto da Academia, um triunfo da técnica, uma aobra destinada a ser admirada; "Milk" é um biopic, o género preferido da Academia, sobre uma figura dos anos 70, o que preenche a quota demográfica da Academia, e sobre a questão gay, que tem estado presente nalguns nomeados do passado; e Frost/Nixon preenche a quota de filmes de actores, também sobre a década de 70, e uma adapatão teatral tão ao gosto dos Óscares.
Assim, sendo, os cinco nomeados deverão mesmo ser:

Slumdog millionaire
The curious case of Benjamin Button
Milk
Frost/Nixon
The dark knight

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