terça-feira, 25 de setembro de 2007

"Before sunrise" (1995)

"Before sunrise" tem uma premissa é tão simples que se torna ridícula de ouvir: dois jovens, o americano Jesse e a francesa Celine conhecem-se no comboio onde ambos viajam pela Europa. Num impulso, ele convida-a a passera-se com ele, em Viena, para lhe fazer companhia no tempo em que tem de esperar pelo vôo na manhã seguinte. Ela seguia para Paris e deixa-se convencer. O filme retrata o que ambos fazem no tempo que medeia esse convite e a despedida na manhã seguinte.
E o que fazem os dois? Essencialmentte conversar; pelo meio, aproveitam para se apaixonar. No final, nem querem pensar nas suas vidas sem a presença do outro. Todo este processo é detalhado num espantoso argumento de Linklater e Kim Krazin, baseado numa experiência semelhante do realizador, mas na cidade de Filadélfia. Os personagens auto-descrevem-se em observações sobre a vida, sobre a existência, sobre pequenos pormenores, para mais tarde as palavras serem desmentidas pelas acções, provando que ambos são contraditórios e hipócritas: numa outra palavras, são humanos. É isso que os torna credíveis, e por arrasto o filme. Longe de mostrar grandes cenas românticas, com tiradas grandiloquentes e gestos maiores que a vida, "Before sunrise" é o processo de atracção no que tem de mais simples: as conversas que mostram o click, os pequenos momentos em que observamos a pessoa que nos atrai, a vontades que temos de tocar no outro com gestos subtis, a mecânica algo atabalhoada do primeiro beijo...
Linklater, com a sua abordagem directa, aproveitando o belíssimo cenário que é a capital austríaca, permite ao filme respirar ao rimo das pessoas, mas boa parte do encanto de "Before sunrise" dá-se com a mecânica e química entre Ethan Hawke e Julie Delpy, os actores do filmes. Ambos têm energias diferentes: Hawke é expansivo, é cínico, é sarcástico; Delpy é algo ingénua, sonhadora, é infantilmente imprevisível. Combinam-se. Ambos encarnam na perfeição os temas principais de Jesse e Celine: se ambos simbolizam uma atitude e um querer de viver a vida apaixonadamente, ele é essa vontade na prática; ela na teoria. Celine procura cultivar relações, construir a sua vida a partir disso; Jesse aproveta o que a vida lhe traz e considera-a, nas sua spróprias palavras, "uma grande festa onde entrou sem ser convidado. No entanto, ambas as atitudes fazem com que se sintam atraídos um pelo outro.
O final é uma pérola fabulosa, a conclusão óbvia e natural de tudo. O que ainda dá mais valor a toda a história.
Eis um filme do qual as palavras são inimigas. Gostava de poder retirar sentimentos e postá-los, mas não posso. Por isso, leiam isto e dpeois vejam o "Before sunrise", para descobirem o quão redutor e racional fui com algo que é tudo menos isso.

Um filme que teve sequela e com dezenas de remakes diários por esse mundo fora.


2 comentários:

João Santiago disse...

uii..não sei se este filme é bom ou mau, mas não gostei nada. Domingo a tarde não? pode ser outro tema a ser abordado aqui.

João Saro disse...

Não é filme de Domingo à tarde! Está longe de ser uma "fita mainstream" (no meu ver)!