quarta-feira, 12 de setembro de 2007

"Everything is illuminated" (2005)

Jonathan. Jovem americano, judeu, origem ucraniana e com a obsessão de coleccionar tudo, decide partir para uma viagem ao Leste Europeu (Ucrânia) em busca de algo do passado do seu avô de forma a completar parte da sua colecção. Aí conhece Alex (Eugene Hutz, vocalista da excelente banda Gogol Bordello), que juntamente com o seu avô (que diz ser cego, mas não é) o ajudam nesta tão 'very rigid search'.
Qualquer simples objecto serve para Jonathan guardar em pequenas bolsas plásticas, cada situação que vive nessa viagem são úteis para descobrir algo do passado. Este filme é uma constante descoberta. Tem partes tristes, melancólicas mesmo, tem partes bem divertidas, detalhes da vida ucraniana bem interessantes, tem..tudo para realmente ser um filme bastante apreciado.
O seu realizador, Liev Schreiber (péssimo actor que devem conhecer de vista), revelou-se bastante capaz de seguir com boas obras.
Uma nota muito positiva para a banda sonora, com bastante música do leste europeu e como os já referidos Gogol Bordello (conhecidos por 'gispsy punks') que têm um som fantástico e que aprecio bastante.

Obviamente não necessita de sequela nem de remake.

João Santiago

http://www.imdb.com/title/tt0404030

Nenhum comentário: